Desaceleração e Mindfulness

A maioria de nós nasceu, foi criado e educado no ritmo do capitalismo, da vida urbana, do “sistema”. E a tecnologia vem acelerando cada vez mais esse ritmo. Ao ponto de, simplesmente por sermos membros ativos desse sistema, sempre termos a sensação de estar ficando para trás, de estar perdendo algo ou de estar simplesmente perdendo. E então sempre achamos que precisamos estar a par de tudo que acontece. Que precisamos estar cada vez mais conectados à tecnologia para nos sentirmos  importantes. Isso chega ao ponto de nos viciarmos, e de não conseguirmos mais pensar ou agir em um ritmo diferente.

Esse ritmo do sistema, por ser muito diferente de nosso ritmo natural, sem dúvida gera consequências prejudiciais para nosso organismo. Ele nos coloca em um estado de ansiedade contínua que vai bloqueando nossa lucidez, nossa racionalidade, não nos permitindo mais cultivar nossa consciência.

Por isso, ao participarmos de atividades no EOI, sempre promovemos uma prática de desaceleração.  Para voltarmos ao nosso ritmo natural. Ao ritmo da Natureza. Para estarmos novamente presentes, no aqui e agora, vivendo as sensações que o ambiente e nosso organismo nos proporcionam.

A prática de desaceleração é feita seguindo o método de mindfulness criado e difundido por Peter Russel. Uma prática que nos permite sentir e experenciar o ritmo natural da vida.

Dias e Horários: 

Todas as Terças e Sextas-feiras das 7:30 às 8h da manhã